Bem-vindo ao nosso sítio!

 

O grupo Semioce - Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - existe desde o ano de 2008 e reúne pesquisadores e estudantes interessados em semiótica. O grupo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística desta Universidade e dá primazia à Semiótica greimasiana em virtude do alto teor heurístico do método de análise desenvolvido em seus domínios. No entanto, por seguir o firme propósito de não compartimentalizar o saber, investe na permeabilidade entre a semiótica, em suas diversas vertentes, e outras disciplinas cujo foco de pesquisa seja a geração do sentido. O grupo mantém encontros semanais para debater temas relacionados à produção e interpretação do sentido em textos verbais, não-verbais e sincréticos.

 

Palestra: Para que serve a noção de gênero literário? Reflexões sobre as teorias dos gêneros.

Prof. Dr. Sémir Badir (FNRS/Université de Liège - Bélgica)

28/09 - 14h30 - Alditório Valnir Chagas - Faculdade de Educação/UFC

 

  INSCRIÇÕES 

 

O que é um gênero? Aplicada ao domínio textual, essa questão recebeu uma resposta descritiva nas ciências da linguagem. Os gêneros se distinguiriam uns dos outros por traços formais (sintaxe e léxico) et por marcas enunciativas específicas, sem deixar de lado as especificidades de pontuação e de formatação. Uma resposta desse tipo supõe um modelo global no qual os gêneros reúnem textos (sobre os quais incide a análise) e são, eles mesmos, integrados em discursos. Contesto essa abordagem em nome da empiria: os gêneros, da maneira como são governados pelo uso, não permitem uma integração dessa natureza. Demonstrarei, a partir de exemplos tomados das práticas de leitura de histórias em quadrinhos, que os gêneros são por natureza heterogêneos e que sua descrição não pode ser fixada. É preciso então compreender em que sentido o gênero se constitui como uma resposta de categorização que corresponde a uma hermenêutica da apropriação, bem como as razões pelas quais essa compreensão pragmática da noção de gênero, presente desde a origem, tanto em Platão como em Aristóteles, acabou por apagar as teorias.

 

 

Palestra: A aspectualidade espacial. Pistas teóricas e perspectivas de aplicação.

Prof. Dr. Sémir Badir (FNRS/Université de Liège - Bélgica)

29/09 - 9h - Bloco Didático de Letras

 
 

Nossa proposta diz respeito à elaboração do conceito de aspectualidade aspectual e às condições de sua aplicação. Para tanto, procederemos em cinco etapas:

1. Começaremos por uma breve apresentação do conceito linguístico de aspecto.

2. Continuaremos pela questão de sua retomada na semiótica, que se fez segundo três eixos de investigação:

• pela aplicação a objetos não-linguageiros;

• pela desvinculação dos predicados actanciais e extensão aos predicados de estado;

• pela desvinculação da categoria temporal e extensão às categorias espacial e actorial; é segundo esse último eixo que podemos considerar a conceitualização de uma aspectualidade espacial.

3. A conceitualização da aspectualidade espacial foi desenvolvida por três semioticistas: Denis Bertrand em L’espace et le sens (1985), Jacques Fontanille em Les espaces subjectifs (1989) e Claude Zilberberg, especialmente em Elementos de Semiótica Tensiva (2011 [2006]). Apresentaremos e faremos comparações entre esses três modelos teóricos.

4. Nosso modelo teórico propõe então uma síntese dos três precedentes ao articular, o que nenhum de nossos predecessores procurou fazer, as subcategorias da aspectualidade espacial com as subcategorias da espacialidade. Esse modelo se apresenta sob a forma do quadro abaixo:

 

Dimensões

 

Espaço 1 (a linha)

Espaço 2 (o plano)

Espaço 3 (o volume)

Espace “4”

(plano / volume + tempo)

Subcategorias aspectuais

(“Foremas”, CZ)

 

 

 

 

Direção (CZ)

Descontínuo / Contínuo (DB)

Local / Global (DB)

 

Aberto / Fechado (CZ)

Dispersão / Agrupamento (JF)

Aleatório / Estruturado

Escancarado / Hermético (CZ)

Saída / Entrada (JF)

Posição (CZ)

Traçado (indicial) / Formal (simbólico)

Háptico / Óptico

Monumental / Lírico

Exterior / Interior (CZ)

Afastado / Próximo (DB)

Afastamento / Aproximação (JF)

Desconectado / Conectado

Alheio / Íntimo (CZ)

Elã (CZ)

Segmentado / Vetorial

Vago / Definido

Repouso / Deslocamento (CZ)

Extensão / Concentração (JF)

Sequencial / Concomitante

Fixidez / Ubiquidade (CZ)

5. A pintura oferecerá um domínio de experiência para a aplicação das subcategorias da aspectualidade espacial aos objetos bidimensionais, permitindo averiguar a autonomia de cada uma.

 

 

Nota biográfica

Sémir Badir é pesquisador do Fonds de la Recherche Scientifique, FRS-FNRS, atuando na Universidade de Liège. Sua pesquisa visa os aspectos epistemológicos das teorias linguísticas e semiótica, bem como os modelos conceituais aplicados às formas linguísticas. Escreveu as obras Hjelmslev (Les Belles-Lettres, 2000), Saussure. La langue et sa représentation (L’Harmattan, 2001), Epistémologie sémiotique. La théorie du langage de Louis Hjelmslev (Honoré Champion, 2014). Co-dirigiu cerca de vinte livros e números de revistas (ProtéeSemenSemioticaVisible…), entre os quais Pratiques émergentes et pensée du médium (com François Provenzano) e L’image peut-elle nier? (com Maria Giulia Dondero), ambos publicados em 2017. Foi o co-responsável de diversos projetos internacionais de pesquisa (com Waldir Beividas, convenção WBI-CAPES 2011-2013; com Nicolas Couégnas, Driss Ablali e Érik Bertin, projet0 ANR 2014-2017).

 

 

Notícias

Seminário Traduções Possíveis

11-05-2013 10:03
No dia 14/05, às 14h, o professor Américo Saraiva desenvolverá o assunto "Tradução intersemiótica na canção", numa mesa-redonda intitulada "Traduções Possíveis", no Auditório José Albano do Centro de Humanidades (Avenida da Universidade, Fortaleza).

Ciclo de Palestras em homenagem ao centenário da morte de Ferdinand de Saussure

11-05-2013 09:54
No dia 14/05, às 8h e 30min, o professor Américo Saraiva desenvolverá o assunto "Peirce e Saussure: duas noções de signo complementares" no Ciclo de Palestras em homenagem a Ferdinand de Saussure, no Auditório do Centro de Humanidades da UECE (Avenida Luciano Carneiro, Fortaleza).

Grupo de estudo principal

21-04-2013 23:48
Os encontros do Semioce acontecem nas sextas-feiras, das 12h às 13h30min, no Bloco da Pós-Graduação em Linguística da UFC. Nos meses de abril e maio será discutido o livro "Elementos de semiótica tensiva", de Claude Zilberberg.

Grupo de estudo introdutório

21-04-2013 23:43
Os encontros do grupo de estudo introdutório de Semiótica Discursiva acontecem nas terças-feiras, das 12h às 13h30min, no Bloco Didático do Curso de Letras da UFC, sob o comando de Lucas Porto e Paulo Bocão.

Encerramento dos Seminários Linguísticos 2012.2

01-02-2013 08:23
Convidamos todos para o encerramento dos Seminários Linguísticos 2012.2, dia 22 de fevereiro, às 18h, no auditório José Albano (Curso de Letras da UFC). Na ocasião será desenvolvido o tema "Crer ou não crer, eis a gestão: análise semiótica de um vídeo da Igreja Universal". O vídeo analisado pode...

A construção da identidade de Luzia-homem no romance homônimo de Domingos Olímpio.

01-02-2013 08:38
No encontro do SEMIOCE do dia 01/02/2013, Natália Athayde Silva falará de seu trabalho de mestrado "A construção da identidade de Luzia-homem no romance homônimo de Domingos Olímpio".

Semiótica da canção: Cantar "A palo seco".

01-02-2013 08:48
No encontro do SEMIOCE do dia 25/01/2013, Glenda Miranda Moura falará de seu trabalho de mestrado: Cantar "A palo seco"

Abertura dos Seminários Linguísticos de 2012.2

25-10-2012 10:13
O SEMIOCE abrirá os Seminários Linguísticos de 2012.2 com a participação do professor José Américo Bezerra Saraiva, que desenvolverá o tema "A abordagem teórico-metodológica da Semiótica Discursiva", no dia 9 de novembro, às 18h, no auditório José Albano. Sintam-se convidados.

Bienal do Livro de 2012

25-10-2012 10:11
O SEMIOCE participará da Bienal do Livro de 2012 em Fortaleza. As intervenções do grupo no evento serão as seguintes: DIA 16/11 (SEXTA) Das 18h30 às 19h30 Palestra de Abertura dos Encontros com os Grupos SEMIOCE e DISCUTA: José Américo Bezerra Saraiva (SEMIOCE) "Pessoal do Ceará:...

Grupo de Estudos de Semiótica da Canção

25-10-2012 10:03
A partir do dia 23 de outubro de 2012, na sala 03 do Bloco Didático do Curso de Letras da UFC, começarão os encontros do Grupo de Estudos de Semiótica da Canção, que serão conduzidos pela mestranda Glenda Moura.
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Av. da Universidade, 2853 - Benfica - Fortaleza - CE CEP 60020-181 - Fone: +55 (85) 3366 7300